Ler, "taí" a chave, irmãozinho...

Ler e escrever são sempre experiências bacanas. Como disse o poeta, "Os livros são objetos transcedentes". Faça um pacto com toda essa gente boa que participa e acompanha este BLOG, contra a mediocridade. Explore o Site. Leia, comente, baixe textos, livros ou músicas e amplie seus horizontes culturais.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Democracia brasileira I...

Nossos especialistas "das letras" costumam pensar e discutir hoje, acertadamente, a "língua portuguesa" no Brasil como uma "língua brasileira", ainda que haja um esforço de integração de sua forma escrita entre todos os países que a utilizam, cujo exemplo atual é o "novo acordo ortográfico", que nos trouxe algumas mudanças neste sentido. Entretanto, no que respeita à política, ainda nos têm faltado sensibilidade ou "interesse" para perceber que o modelo democrático que criamos aqui é "brasileiro" e exige soluções "brasileiras": nossa "democracia" tem a nossa cara, o nosso perfil e é ele que precisa mudar já, "ontem". Assim como a "democracia americana", por exemplo, é resultado de seu próprio processo de construção histórica, o que elimina, em última instância a possibilidade de sermos nós, "a solução" dos problemas que ela engendre: cada Estado e cada nação (entendendo a problemática que envolve a relação entre tais conceitos)tem sua própria historia e, por mais que exemplos ao nosso lado ou um pouco atrás de nós, nos ensine algo, os limites dessa lição serão sempre muito claros e nos farão refletir, antes, sobre o quanto ou em que escala, podemos tomá-la como possibilidade para a construção da realidade que buscamos.
O desejo e a necessidade de escrever algo assim nasceu das constantes perguntas e demonstrações de indignação de muitos de meus alunos de ensino médio e de cursinho que, como "simples" e bons brasileiros não conseguem entender a "elevada" lógica política de nossos grupos dirigentes, que nos envergonham dia após dia com suas "maracutaias" e seu descaso para com a "coisa pública". Acredite, ainda há poder de revolta e senso crítico em muitos de nós. Dada a complexidade do tema ("política brasileira", é mole?) optei por dividí-lo em vários "pedaços", considerando o presente "textinho" sua primeira parte, uma espécie de introdução, para ao final, formar um quadro, sempre parcial, dessa "democracia brasileira", que considero hoje extremamente desigual e suja, mas que espero sinceramente que um dia deixe de ser o que é para ser algo melhor.

Um comentário:

  1. Ei prof...
    passei aqui e deu uma olhada nesse conteúdo...
    muito bom...Parabéns...
    forte Abraço...
    Lucas Dantas Feitosa - 1° Médio...

    ResponderExcluir

Deixe sua impressão ou opinião. É sempre interessante.