Ler, "taí" a chave, irmãozinho...

Ler e escrever são sempre experiências bacanas. Como disse o poeta, "Os livros são objetos transcedentes". Faça um pacto com toda essa gente boa que participa e acompanha este BLOG, contra a mediocridade. Explore o Site. Leia, comente, baixe textos, livros ou músicas e amplie seus horizontes culturais.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Viva 2012...


É, breve estaremos em 2010, faltam poucas horas, mas aquelas imagens de 2012 - o filme - tem me acompanhado desde que o assisti anteontem. Atrasado, como sempre, só pude vê-lo na semana final de exibição, mas a sessão continuava lotada, a única, diga-se de passagem. De todo modo, o que importa é que Hollywood continua a ser... Hollywood, ahahaha...
Conversando com o grande "guru hip-hop-pop-soul-black-rasta", além de tudo bom de Historia, Marcelo Magno, falamos sobre como o cinema brasileiro parece dar uma "guinadazinha" hollywoodiana no filme "Besouro", com algumas "cenas cinematográficas", fugindo do realismo característico que parece colocar a vida de cada um dos brasileiros na tela a cada produção, mesmo que não seja nossa "biografia", como o foi "Dois filhos de Francisco" ou como o é "Lula". Daí o Rafael Muniz, nosso coordenador lá no Leonardo da Vinci, falar que "se quisermos ver nossa realidade, basta ver um filme nacional".
Pois bem, a questão é a seguinte, acho legal que Hollywood continue mostrando carros entrando em alta velocidade em prédios que desabam e conseguindo, no último segundo, escapar pela janela em meio a todo tipo de escombros; que o avião no qual está o mocinho, não tendo mais combustível para chegar ao seu destino, depare-se com seu objetivo bem abaixo de si, imponderavelmente deslocado milhares e milhares de kms, contrariando todas as teorias que os físicos, geólogos e todos mais haviam traçado e, obviamente salvando nosso heroi; que entre tantos chefes de Estado, o presidente americano, "por respeito ao seu povo" e "amor ao seu país", não aceite a salvação e morra quase solenemente etc,etc,etc...
Mas, o cinema brasileiro, que tem que ter liberdade de trocar o sexo dos protagonistas aqui, de dar uns golpes absolutamente improváveis de luta ali, precisa também manter sua cara, a cara do Brasil, gente. Hollywood só é bom como é, com sua ideologia nacionalista, seu ar de superioridade, seu imperialismo latente, seus herois fantásticos que produzem, em todos nós, maravilhosos momentos de "GARGALHADAS", por ridículos, que em geral se tornam tentando satisfazer o espírito americano e vender a malfadada ideia de que eles são "super". As nossas produções são sempre melhores quando refletem nossa alma, como as produções europeias refletem a sua. Viva Hollywood e Viva o CINEMA BRASILEIRO...

Grande abraço do Vilhena.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Democracia brasileira I...

Nossos especialistas "das letras" costumam pensar e discutir hoje, acertadamente, a "língua portuguesa" no Brasil como uma "língua brasileira", ainda que haja um esforço de integração de sua forma escrita entre todos os países que a utilizam, cujo exemplo atual é o "novo acordo ortográfico", que nos trouxe algumas mudanças neste sentido. Entretanto, no que respeita à política, ainda nos têm faltado sensibilidade ou "interesse" para perceber que o modelo democrático que criamos aqui é "brasileiro" e exige soluções "brasileiras": nossa "democracia" tem a nossa cara, o nosso perfil e é ele que precisa mudar já, "ontem". Assim como a "democracia americana", por exemplo, é resultado de seu próprio processo de construção histórica, o que elimina, em última instância a possibilidade de sermos nós, "a solução" dos problemas que ela engendre: cada Estado e cada nação (entendendo a problemática que envolve a relação entre tais conceitos)tem sua própria historia e, por mais que exemplos ao nosso lado ou um pouco atrás de nós, nos ensine algo, os limites dessa lição serão sempre muito claros e nos farão refletir, antes, sobre o quanto ou em que escala, podemos tomá-la como possibilidade para a construção da realidade que buscamos.
O desejo e a necessidade de escrever algo assim nasceu das constantes perguntas e demonstrações de indignação de muitos de meus alunos de ensino médio e de cursinho que, como "simples" e bons brasileiros não conseguem entender a "elevada" lógica política de nossos grupos dirigentes, que nos envergonham dia após dia com suas "maracutaias" e seu descaso para com a "coisa pública". Acredite, ainda há poder de revolta e senso crítico em muitos de nós. Dada a complexidade do tema ("política brasileira", é mole?) optei por dividí-lo em vários "pedaços", considerando o presente "textinho" sua primeira parte, uma espécie de introdução, para ao final, formar um quadro, sempre parcial, dessa "democracia brasileira", que considero hoje extremamente desigual e suja, mas que espero sinceramente que um dia deixe de ser o que é para ser algo melhor.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Civilizações Pré-colombianas...


Mapa de Tenochtitlán (1524)

Ei, vestibulandos, aqui está um conteúdo interessantíssimo para vocês que encararão a primeira fase da UFPA. Trata-se do material sobre Maias, Incas e Astecas. É importante, entretanto, fazer só um comentário. Eu, realmente não acredito que ele possa servir para formar um professor, o que era, em última análise, sua proposta original, já que foi pensado para a "educação à distância", outro conceito complicadíssimo para o nível superior. De todo modo, como o que precisamos aqui é entender o suficiente para a prova da "Federal", considerando o nível médio, penso que é um ótimo ponto de partida, principalmente dada a carência de bons capítulos sobre o tema nos livros didáticos que temos no mercado. E, no fim das contas, tenho certeza que muitos professores também poderão utilizá-lo como fonte para suas aulas, já que sabemos que o tema sempre foi e ainda é um problema, inclusive para nossos colegas de trabalho. Bom, amigos, alunos e professores, cliquem no link abaixo, bons estudos para todos e até a próxima.

Abração do Vilhena.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Olá, minha gente. Este é o começo das minhas atividades aqui pelo meu novo BLOG, na verdade uma necessidade que eu trazia comigo há algum tempo, por possuir apenas um BLOG "temático", de Samba, como sabem. Com este novo instrumento posso ampliar o leque das coisas de que gostaria de falar e posso, e isso é muito importante, desenvolver uma atividade mais voltada para a questão profissional, particularmente junto aos meus alunos. Assim, posso agora dispor os materiais relativos aos temas que ministro nas minhas aulas de Historia aí pela cidade, para todos os interesados e, mesmo, judar a aprofundar o conhecimento da galera que tem prazer, mais do que "obrigação", em estudar esse campo tão bonito do conhecimento, com textos técnicos, acadêmicos, livros etc.
Bem espero que não esqueçam meu BLOG de Samba (http://www.sambaembelem.blogspot.com/), mas gostaria que também acompanhassem este novo passo. Desde já, muito obrigado pela atenção dispensada, ela sempre será recompensada com bons frutos, seja pelos estudos, seja pelas ideias que poderemos dividir através desse novo ponto de encontro.
Um forte abraço, do Vilhena.