Ler, "taí" a chave, irmãozinho...

Ler e escrever são sempre experiências bacanas. Como disse o poeta, "Os livros são objetos transcedentes". Faça um pacto com toda essa gente boa que participa e acompanha este BLOG, contra a mediocridade. Explore o Site. Leia, comente, baixe textos, livros ou músicas e amplie seus horizontes culturais.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quadrinho quase sempre foi cultura...

Representação de Falange hoplita por Miller e Varley
         
          Rapaziada, alunos/amigos, para os que achavam que esse negócio de textos "porrada", estava muito pesado, nível de leitura elevado e tal (embora a ideia seja essa, mesmo), estou postando hoje uma leitura, ao mesmo tempo muito light e muito bacana, que na verdade já estava na internet, estou só ensinando o caminho... Ahahaha... 

Personagem que remete à eugenia, por Miller e Varley
         
 Trata-se de "Os 300 de Esparta", "obra de arte" em quadrinhos, mermão, Frank Miller e Lynn Varley, que a Editora abril publicou por aqui em cinco capítulos e que foi a base para a "versão hollywoodiana". Assim, é o seguinte, você pode desfrutar de uns momentos "massa" de diversão e, de quebra, associar a história lida a alguns aspectos da cultura espartana que estudamos em sala, como o militarismo, o patriotismo marcante, a eugenia e por aí vai. Não discutirei hoje o título deste post, que merece, no mínimo, uma postagem exclusiva, mas vai ficar para a próxima. Enfim, acredito que seja uma atitude inteligente, baixar e dar uma lida atenta. Os links estão abaixo. Detalhe importante, os arquivos estão no formato "cbr", então, depois de baixar, você só precisará mudar a extensão para "zip" e extrair, aí sim, terá os quadrinhos.

Boa Leitura. Abração do Vilhena.

Vol. I 
Vol. II
Vol. III
Vol. IV
Vol. V



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Novo Imperialismo ou a Era dos Impérios...

         
          Galera  do "Convênio/3a. Série" do médio, esta postagem tem endereço certo: O Novo Imperialismo do séc. XIX, quase sempre cai na prova da terceira fase, então, se eu fosse vocês baixaria o texto no LINK que segue  e trataria de ler. Provavelmente, uma questão da prova estará contemplada aqui. Estes são o terceiro, o quarto e o quinto capítulo do livro indispensável do historiador inglês Sílvio Paiva Hobsbawm... quer dizer, Eric Hobsbawm (Sílvio Paiva é um cara bom de História também, mas é um professor amigo meu, ahaha...). O que considero realmente importante para vocês é a leitura imediata do terceiro capítulo, que trata das "inovações" deste Imperialismo, mencionando os debates teóricos em torno do tema, enfatizando as diferenças de abordagem e, claro, centrando o foco na questão "leninismo/antileninismo". Destaque ainda para o alcance do "patriotismo", para o caráter "missionário/civilizador" das conquistas e para a "expansão ocidental".
          O capítulo cinco também interessará. mas voltarei a ele em outro momento.

Boa leitura. Um abração do Vilhena

DOWNLOAD: www.4shared.com/file/53601356/d045fddd/a_era_dos_imprios_eric_hobsbaw.html?s=1