Ler, "taí" a chave, irmãozinho...

Ler e escrever são sempre experiências bacanas. Como disse o poeta, "Os livros são objetos transcedentes". Faça um pacto com toda essa gente boa que participa e acompanha este BLOG, contra a mediocridade. Explore o Site. Leia, comente, baixe textos, livros ou músicas e amplie seus horizontes culturais.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Você sabe o que é etnocentrismo?

  

Olá, moçada do convênio do Nossa Senhora de LOURDES. Bom vocês terem passado por aqui, porque este livrinho, cujo LINK indico abaixo, é riquíssimo para tratar do tema "etnocentrismo", que faz parte no programa do vestibular e além disso é muito bacana de ler.  A ideia básica é entender o seu conceito, caracterizá-lo, mesmo que de forma elementar e, se possível, depreender de toda essa leitura, sua mais importante mensagem: é necessário cultivar a tolerância e entender o "outro" dentro de sua própria lógica. Difícil, né garotada. 
   Nós somos, normalmente, mais preconceituosos do que pensamos e isto é uma porta constantemente aberta para posturas agressivas, racistas etc. Mas, precisamos acreditar que as coisas podem ser diferentes e melhorar intelectualmente é, na maior parte dos casos, uma boa forma de começar. Bom, nós faremos uma atividadezinha sobre a leitura e o tema, então... É isso. Vamos malhar a "cuca"!  Confio muito em vocês!

Um grande abraço do Vilhena! 


Everardo Rocha. O Que É Etnocentrismo?








terça-feira, 4 de maio de 2010

Ei, o LINK já está funcionando...

Meninos, meninas, estamos aí novamente, desta vez trazendo para vocês dois arquivos com o conteúdo do I Ano, na verdade com a parte de História Antiga. Trata-se do livro "Grécia e Roma" e do texto A Cidadania entre os romanos, ambos do historiador Pedro Paulo Funari, conhecido especialista nos temas, em uma parceria bastante profícua com o também historiador Jayme Pinsky e com a Editora Contexto. Como sempre, aconselho que comprem ambos (os "físicos") assim que puderem, é sempre bom ter um apanhado geral e de qualidade dos conteúdos de que precisaremos de quando em vez. Lembrem sempre que a ênfase deve ser dada à   Roma, que é nosso conteúdo para a 2a. Avaliação, portanto todo o texto interessa e do livro precisamos atentar para a "fundação da cidade", o estabelecimento da República e suas "lutas sociais", o papel do "Exército", a "expansão", a fundação do "Império", a "religião" etc. Êh, bicho, aparentemente tem muita coisa, mas sei que vocês se garantem e, principalmente, sei que querem "Vendetta", Ahahahahaa...
O que posso dizer é que estou preparando "aquela avaliação" do jeitinho que jovens interessados e confiantes como vocês precisam para se estimularem ainda mais, Ahahahaha...

Boa leitura! E como diz o "Miro" , meu amigo sambista, "vamo pra cima"!!!  Abração do Vilhena!!!

sexta-feira, 12 de março de 2010

1a. Avaliação: segundo ano e convênio...

 Danae recebendo a chuva de ouro - Tiziano

Rapaziada, meninos, meninas, com esta belíssima iconografia, típica do Renascimento (assim como estudamos em sala de aula),  venho lembar a todos que chegou a hora "H", a hora de "arrebentar" na avaliação bimestral, afinal nossa aposta está de pé. Já separei uma "grana preta" para comprar caixas e caixas de bombons de chocolate para vocês, agora basta que façam sua parte: alcançar a nota máxima, dez, Ahahaha...  
Para as "crianças" do Convênio estou postando um material bacana, antigo, é verdade, mas bacana, sobre "Belle Époque" (observem a imagem abaixo) e "Modernismo" e para o II Ano, um que contempla "Renascimento", "Reformas" e "Absolutismo"

 O "cavaleiro Oswaldo Cruz" em sua cruzada contra as doenças etc.

É isso minha gente, lembra daquela cena, que não é a mais marcante, do filme "Tropa de Elite", quando o sargento diz ao subordinado que foi pedir as "férias", "-quem quer rir tem que fazer rir". Baixem os textos nos links que seguem, leiam-nos com atenção e "façam rir!". Confio muito em vocês. 

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quadrinho quase sempre foi cultura...

Representação de Falange hoplita por Miller e Varley
         
          Rapaziada, alunos/amigos, para os que achavam que esse negócio de textos "porrada", estava muito pesado, nível de leitura elevado e tal (embora a ideia seja essa, mesmo), estou postando hoje uma leitura, ao mesmo tempo muito light e muito bacana, que na verdade já estava na internet, estou só ensinando o caminho... Ahahaha... 

Personagem que remete à eugenia, por Miller e Varley
         
 Trata-se de "Os 300 de Esparta", "obra de arte" em quadrinhos, mermão, Frank Miller e Lynn Varley, que a Editora abril publicou por aqui em cinco capítulos e que foi a base para a "versão hollywoodiana". Assim, é o seguinte, você pode desfrutar de uns momentos "massa" de diversão e, de quebra, associar a história lida a alguns aspectos da cultura espartana que estudamos em sala, como o militarismo, o patriotismo marcante, a eugenia e por aí vai. Não discutirei hoje o título deste post, que merece, no mínimo, uma postagem exclusiva, mas vai ficar para a próxima. Enfim, acredito que seja uma atitude inteligente, baixar e dar uma lida atenta. Os links estão abaixo. Detalhe importante, os arquivos estão no formato "cbr", então, depois de baixar, você só precisará mudar a extensão para "zip" e extrair, aí sim, terá os quadrinhos.

Boa Leitura. Abração do Vilhena.

Vol. I 
Vol. II
Vol. III
Vol. IV
Vol. V



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Novo Imperialismo ou a Era dos Impérios...

         
          Galera  do "Convênio/3a. Série" do médio, esta postagem tem endereço certo: O Novo Imperialismo do séc. XIX, quase sempre cai na prova da terceira fase, então, se eu fosse vocês baixaria o texto no LINK que segue  e trataria de ler. Provavelmente, uma questão da prova estará contemplada aqui. Estes são o terceiro, o quarto e o quinto capítulo do livro indispensável do historiador inglês Sílvio Paiva Hobsbawm... quer dizer, Eric Hobsbawm (Sílvio Paiva é um cara bom de História também, mas é um professor amigo meu, ahaha...). O que considero realmente importante para vocês é a leitura imediata do terceiro capítulo, que trata das "inovações" deste Imperialismo, mencionando os debates teóricos em torno do tema, enfatizando as diferenças de abordagem e, claro, centrando o foco na questão "leninismo/antileninismo". Destaque ainda para o alcance do "patriotismo", para o caráter "missionário/civilizador" das conquistas e para a "expansão ocidental".
          O capítulo cinco também interessará. mas voltarei a ele em outro momento.

Boa leitura. Um abração do Vilhena

DOWNLOAD: www.4shared.com/file/53601356/d045fddd/a_era_dos_imprios_eric_hobsbaw.html?s=1

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

História Antiga na veia...


Rapaziada do VESTIBULAR e do PRISE (1. Ano), como prometido, aqui temos um texto inicial realmente interessante para vocês. Trata-se do quarto capítulo da obra "clássica" de Jean-Pierre Vernant, "As origens do pensamento grego". Respeitadíssimo helenista francês, o filósofo que sabe muito sobre a história da Grécia antiga, nos fala a respeito de alguns aspectos indispensáveis para um conhecimento mais sólido sobre as Póleis gregas em geral e, em especial, sobre Esparta. "O universo espiritual da Pólis", capítulo selecionado, explica, por exemplo, a importância do advento do "regime de Cidade-Estado", com sua "preeminência da palavra" e seu "caráter de plena publicidade"; passeia por conceitos como "hómoioi" e "isoi"; e, de quebra, apresenta de forma clara e breve as transformações operadas pelo aparecimento do "hoplita".
Enfim, diria que é, no mínimo, um começo adequado para vocês que, muito jovens ou não, entendem a necessidade de buscarmos um amadurecimento intelectual, assim como compreendem que é lendo que chegaremos lá.

Boa Leitura.

Um grande abraço do Vilhena.